sexta-feira, 19 de junho de 2009

Uso de fraldas de pano aquecem o mercado e demonstram preocupação com a natureza

Clara Rocha


Fotos: www.babyslings.com.br
Cinco mil unidades. Essa é a quantidade de fraldas que uma criança usa desde o seu nascimento até dois anos de idade. O número é absurdo, mas, mais assustador ainda é a quantidade de tempo que cada fralda usada leva para se degradar. Isso mesmo. Se usadas as fraldas descartáveis – e a maioria esmagadora das mães opta por elas – o tempo de decomposição é de 450 anos. Sem falar que esse tipo de item é o terceiro mais encontrado nos lixões de todo o Brasil.

Na contramão desses números, correm algumas mães conscientes e preocupadas com o futuro do mundo em que seus filhos viverão e uma quantidade crescente de pessoas que lucra com a moda ecologicamente correta. Cada dia aumenta mais o número de mães e avós que deixam a fralda descartável de lado e utilizam as velhas e conhecidas fraldas de pano. O porquê da opção? Elas explicam.

“A fralda de pano além de ser ecologimente correta, porque é utilizada várias vezes, ainda é mais confortável para o bebê e o melhor de tudo, muito mais barata que as fraldas descartáveis. Quando estava grávida do meu primeiro filho, minha mãe me falou sobre usar as fraldas de pano, na hora achei que seria um trabalheira, mas hoje vejo que vale a pena fazer um esforço pelo bem estar do meu filho e pelo mundo”, afirma a psicóloga Joana Cardoso, de 26 anos, mãe de João Vítor, 6 meses.

A pediatra Naiana Ferreira afirma que mães como Joana fazem a opção correta. De acordo com a pediatra, em um cidade de altas temperaturas como Teresina, o ideal é realmente optar por fraldas de pano, que refrescam a pele do bebê e diminuem a quantidade de alergias e problemas na pele. “Sempre recomendo as mães que utilizem as fraldinhas de pano, que são mais frescas para a pele do bebê – que é muito delicada, além de mais econômicas e ecologicamente corretas”, enfatiza Naiana.

O abandono das fraldas descartáveis e a utilização cada vez maior das fraldas de pano também é observada no comércio piauiense. De acordo com Raimunda Soares, gerente de uma loja de artigos para bebês, nos meses mais quentes do bro-bró, as vendas de fraldas descartáveis caem até 20% e a procura por fraldas de pano é bem maior.

“Nos últimos anos temos observado que a procura por fraldas de pano, aquelas usadas antigamente, é bem maior. Isso porque as pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente e sabem que as fraldas de pano são mais baratas e agridem menos a pele das crianças, que já é muito sensível”, completa Raimunda Soares.


Preocupação que gera renda

De olho nos lucros que a moda da fralda de pano poderia trazer, uma série de pequenas empresas começou e produzir fraldas de pano bem mais modernas e práticas que aquelas utilizadas por nossos avós. A intenção é produzir e vender fraldas de pano reutilizáveis tão modernas e práticas como as descartáveis, e o melhor de tudo, aliando à economia as vantagens ambientais que a opção mais tradicional oferece.

As primeiras empresas do mercado a confeccionar as fraldas de pano modernas surgiram nos Estados Unidos e na Europa. Atualmente, empresas do sul e sudeste do país também já produzem e vendem on-line para todo o Brasil as fraldas, como a da engenheira química Bettina Lauterbach, que fabrica fraldas ecologicamente corretas em Gramado, Rio Grande do Sul, e as vende pela Internet.

As empresas brasileiras oferecem fraldas de diversos tamanhos, composições e estampas, que podem ser utilizadas enquanto couber no bebê. Os principais componentes utilizados na fabricação das fraldas são o algodão, a malha e o poliéster, e o preço da unidade custa em média R$ 25,00.

A costureira Etelvina Lago (foto) trabalha há mais de quarenta anos fazendo enxovais. Etelvina comanda uma equipe de cerca de vinte costureiras e afirma que é impressionante como as mães atuais estão mais conscientes em relação ao uso de fraldas descartáveis.

Clara Rocha


“Sou de uma geração em que todos usavam fraldas de pano, meus netos já usaram fraldas descartáveis e provavelmente meus bisnetos usarão fraldas de pano como eu. Isso demonstra uma evolução e mais do que tudo a preocupação das gerações atuais com a destruição do planeta. Sem falar na geração de emprego e renda, pois atualmente eu e minha equipe de costureiras trabalhamos muito mais que há dez anos atrás. A demanda por fraldas de pano é imensa”, completa Etelvina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário