quinta-feira, 18 de junho de 2009

Piauí é Global em Congresso Internacional de Arte Rupestre


Fonte: cidadeverde.com



Mais de 800 pessoas de 39 países dos cinco continentes estão inscritas para o Global Rock Art 2009 Congresso Internacional de Arte Rupestre, promovido pela Federação Internacional de Arte Rupestre, com apoio do Governo do Piauí, que começa no próximo dia 29, na cidade de São Raimundo Nonato, na região Sudeste do Estado, a 530 quilômetros da capital, Teresina.

Os inscritos são arqueólogos, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas no estudo, conservação e divulgação das manifestações rupestres. Estão com participação confirmada representantes de países como os Estados Unidos, Grécia, Austrália, Espanha e França. Esta é a primeira vez que o Global Rock Art acontece no Brasil e a segunda vez na América do Sul.

Segundo a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), o Global Rock Art será realizado no período de 29 de junho a 3 de julho, no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, onde estão as maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo. No encontro, cientistas e pesquisadores vão apresentar e debater novos métodos de pesquisa e interpretação, as novas descobertas, o desenvolvimento científico relacionado com seu estudo, e a dinâmica da criação e difusão cultural poderão ser relacionadas e comparadas durante o encontro.
O Global Rock Art vai procurar demonstrar que a globalização não é um fenômeno atual. Ela começa quando o homem parte de seu berço na África e passa a ocupar todos os continentes.

Os países que vão participar do Global Rock Art, Congresso Internacional de Arte Rupestre, em São Raimundo Nonato, são: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Armênia, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Guiana Francesa, Índia, Irã, Itália, Japão, Macedônia, Mali, México, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Quênia, Reino Unido, Rússia, Suíça, Uruguai e Venezuela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário