terça-feira, 30 de junho de 2009

Pesquisa beneficiará produtores de mel de Simplício Mendes - PI

Tábata Magalhães

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí pretendem aumentar a produção de mel no município de Simplício Mendes, localizado a 416 km de Teresina, a partir da aplicação de técnicas recomendadas para o manejo das abelhas africanizadas, espécie comum na região.

Segundo o orientador da pesquisa, doutor Darcet Costa Souza, as abelhas africanizadas são resistentes às doenças e adaptáveis ao clima quente, mas existe a necessidade de adequação do manejo para que se tenha um aproveitamento melhor da produção. “Boa parte das orientações técnicas para abelhas africanizadas foram aplicadas no eixo sul-sudeste, que é um clima diferente, não tem período seco. É preciso se adequar a tecnologia e colocar isso em teste na região semi-árida do Piauí”, explicou.





O manejo adequado consiste na substituição das abelhas rainhas africanizada, sombreamento dos apiários, fornecimento de alimentação e acompanhamento periódico das colméias. A partir do comparativo entre dois apiários convencionais e dois recomendados, com 20 colméias cada um, é feita uma avaliação da produção. “As técnicas tornam as colméias mais produtivas e as deixam preparadas para a época de ausência de chuvas, que geralmente começa depois dos quatro primeiros meses do ano”, informou o professor.

A pesquisa só será finalizada em 2010, mas, segundo Darcet Costa, ela tem apresentado bons resultados. “Já obtivemos uma produtividade maior nos apiários experimentais. Visto ainda que a tecnologia é de fácil aplicação e rentabilidade, ela é ideal ao pequeno produtor do sertão”, disse.




A partir dos resultados da pesquisa, cerca de 900 produtores da Associação de Apicultores de Simplício Mendes poderão ser beneficiados. “Divulgaremos um documento com os dados para que as técnicas recomendadas sejam utilizadas em campo. Não podemos perder de vista o baixo nível de formação dos nossos produtores, por isso há a necessidade de um trabalho continuado”, concluiu Darcet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário